Ostomizado e viajante: dicas para férias tranquilas
Se você estiver planejando a sua primeira viagem após a cirurgia, é natural que fique apreensivo. Você pode começar com viagens mais curtas até aumentar sua confiança e se aventurar para mais longe quando se sentir seguro.
Viagem e Férias
Se você estiver planejando a sua primeira viagem após a cirurgia, é natural que fique apreensivo. Você pode começar com viagens mais curtas até aumentar sua confiança e se aventurar mais para mais longe quando se sentir seguro.
- Vivendo com uma Estomia
- Desafios emocionais após uma cirurgia de estoma
- Dieta e hidratação de um paciente ostomizado
- Problemas que você pode ter com uma Estomia
- Treinamento e exercicíos físicos para pacientes ostomizados
- Roupas e imagem corporal: dicas para se adaptar a estomia
- Sexo, intimidade e relacionamentos em pacientes ostomizados
- Pacientes Ostomizados e o retorno ao trabalho
Planejar com antecedência
- Faça uma lista com os materiais que precisa levar, siga sua rotina de troca de bolsa para lembrar exatamente o que usa
- Calcule o número de bolsas que você usará e coloque algumas extras! A mudança no clima e no ambiente pode significar que mais trocas de bolsas serão necessárias.
- Se usar bolsa fechada pode ser conveniente levar alguns modelos drenáveis para o caso de eliminações mais frequentes
- Pode ser necessário levar bolsas de tamanhos diferentes para diferentes atividades. Em um vôo mais longo pode ser necessário uma bolsa capacidade maior de armazenamento ou uma bolsa menor para nadar
- É prudente manter algum material na bagagem de mão para que esteja sempre ao seu alcance, assim como suprimentos extras devem ser mantidos na mala ou na bagagem do acompanhante como precaução para o caso de extravio da bagagem
- Um pequeno kit de viagem contendo os itens necessários para a troca da bolsa deve ser mantido com você para tornar as visitas ao banheiro simples e discretas
Seguro viagem
Assegurar-se de contratar uma seguro-viagem com uma cobertura apropriada, declarando todo o histórico médico, cirurgias e outras condições pré-existentes.
Viagem aérea/ conselhos de aeroporto
Lembre-se de que os regulamentos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) proíbem os passageiros de levar itens perigosos a bordo de uma aeronave e as tesouras devem ser colocadas na bagagem de porão. As restrições também se aplicam ao transporte de líquidos a bordo. Leve as bolsas já recortadas.
Ao fazer o check-in requeira um assento no corredor próximo ao banheiro ou peça ao seu agente de viagens com antecedência. Evite alimentos que possam causar gases excessivos, faça pequenas refeições fracionadas nas 24 horas antes do vôo e evite alimentos condimentados, gordurosos e bebidas com gás.
Viagem de carro/ viagem rodoviária
Se você estiver viajando de carro, planeje suas pausas em locais que tenham banheiros apropriados. A maioria dos cafés, restaurantes e postos de gasolina à beira da estrada têm instalações com uma boa condição de higiene.
Armazenamento de produtos para estomia
Não deixe que suas bolsas de estomia fiquem muito expostas ao calor. É recomendável mantê-las na parte mais arejada da acomodação.
Piscina ou mar
A maioria das pessoas ficam apreensivas ao nadar pela primeira vez, pois temem que a água afete a aderência da bolsa. A bolsa de estomia molhada tende a deixar a placa adesiva ainda mais aderente.
Não tenha medo de tomar sol enquanto estiver de férias, mas é importante se certificar que sua bolsa esteja protegida dos raios solares, pois o plástico da bolsa amplifica o calor.