Desafios Emocionais após uma cirurgia de estoma

Aprender a lidar com seu estoma emocionalmente, bem como na prática, não acontecerá da noite para o dia.

Desafios Emocionais

Aprender a lidar com seu estoma emocionalmente, bem como na prática, não acontecerá da noite para o dia.

Lidando com os desafios emocionais

A cirurgia para formação de um estoma pode ter diversas razões como câncer, traumas, doença intestinal inflamatória ou incontinência. A razão pela qual sua cirurgia foi necessária pode afetar o modo como você se adapta à vida com uma estomia. Algumas pessoas verão seu estoma como um alívio bem-vindo depois de muitos anos experimentando redução na qualidade de vida, como resultado de sua doença. Outros podem ter uma sensação de perda e olhar seu estoma como algo que não desejariam ter. Esta é uma reação comum e compreensível.

É importante saber que você pode passar por períodos de tristeza, dor e até ansiedade. Não seja muito duro consigo mesmo, deixe suas emoções virem à tona. 

Aprender a lidar com o seu estoma não acontecerá da noite para o dia. Todos nós aprendemos a aceitar as mudanças em nossas vidas em velocidades diferentes e, para alguns, isso levará mais tempo do que para outros. É possível conversar sobre esses sentimentos com qualquer pessoa com quem você se sinta confortável, seu parceiro, família, amigos ou o(a) enfermeiro(a) estomaterapeuta. Eles são preparados para oferecer suporte e ajuda ao longo do caminho. Também existem grupos de apoio e associações que oferecem ajuda e conselhos de pessoas que já vivem com um estoma.

Para quem devo contar

Você pode se preocupar com a forma como outras pessoas irão tratá-lo agora que você tem um estoma. Só você pode decidir a quem contar e quando. Algumas pessoas optam por contar para a família e amigos desde o início e isso pode ajudar na adaptação à vida com um estoma.

×